O que é um lead em vendas? Estamos sempre tentando vender algo para alguém ou para alguma empresa neste mundo competitivo. Às vezes, até mesmo vendemos sem perceber. E nós fazemos isso repetidamente há anos. As vendas se tornaram parte integrante da vida do consumidor moderno. Mas o que as vendas significam para uma empresa? Resumindo: tudo.
E o componente básico que impulsiona as vendas de um negócio é um lead de vendas. Este artigo tem o objetivo dissecar o que é um lead em vendas e como você pode trazer uma inundação de leads para o seu negócio. Para fazer isso, você precisa entender completamente o que, como e o por quê de um lead de vendas.
Conteúdo
E vamos fazer uma pergunta de cada vez.
O que é um lead em vendas?
Primeiro de tudo! Vamos definir o termo que estamos analisando:
Um lead é qualquer indivíduo ou entidade que tenha entrado em contato com sua empresa com, ou às vezes sem, a intenção de comprar de você. Eles podem não estar imediatamente abertos a fazer uma compra, mas, na maioria das vezes, eles terão um requisito para o produto/serviço que você está oferecendo no futuro.
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Exemplo de um lead em vendas
Há dois casos aqui, deixe-me ilustrar o mesmo usando exemplos sobre o que é um lead em vendas. Apenas assuma que você é uma empresa de viagens que vende pacotes de férias.
Caso 1: Um casal que se casa em breve está procurando bons pacotes de férias para sua lua de mel. Seus esforços de marketing funcionaram e eles se depararam com o seu site. Eles navegam até ele e exploram os muitos pacotes nacionais e internacionais que você tem para oferecer a eles. Eles fazem uma consulta para aquele que eles realmente gostam. Seu vendedor liga para eles e, em alguns dias, eles compraram um pacote para si mesmos.
Este é um líder de vendas com uma alta propensão a converter e fez uma compra rápida, pois eles tinham uma necessidade imediata.
Caso 2: Um jovem funcionário de um escritório que acabou de começar a ganhar, acontece em todo o seu site. Seus colegas e amigos estão postando suas várias fotos de viagem em suas mídias sociais. Com algum interesse estrelado, eles vão ao seu site e olham para todos os seus pacotes de férias, sonhando com o dia em que também poderiam planejar um feriado chique. Seu vendedor liga para eles, mas eles permanecem indescritíveis e não fazem uma compra. Mas você continua enviando e-mails de carinho para eles. Alguns anos depois, quando eles têm tempo e dinheiro, eles se lembram de você e compram um pacote de férias de você.
Este é um líder de vendas, que no primeiro contato, tinha uma baixa propensão a converter, mas eventualmente comprou de você.
Agora, se eu tivesse que perguntar qual líder é mais importante para o seu negócio, você provavelmente diria caso 1. Mas é aí que muitas empresas dão errado. Não, ambas as pistas são importantes. No segundo caso, de fato, nutrir constantemente a liderança os ajudou a se lembrar do negócio quando realmente precisam.
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Por que um lead em vendas é importante?
Agora você sabe o que é um lead de vendas, a próxima pergunta é, quão importante é um para o meu negócio. A resposta é: muito. Você sempre precisa fazer com que seus leads cheguem até você do que entrar em contato cegamente. Isso é o que muitas empresas fazem de errado quando estão começando. Eles decidem comprar informações de contato e ligar para esses leads sem nenhum insight. Mas essas não são suas pistas. São apenas números de telefone aleatórios.
Um contato se torna um lead somente quando eles expressam interesse no seu negócio. Isso pode ser eles entrando em contato com você por telefone ou e-mail, ou interagindo com sua presença on-line, como seu site ou identificadores de mídia social. Claro, o alcance frio ainda funciona. Mas mesmo assim, os vendedores fazem uma pesquisa completa antes de classificá-los como um lead.
Mas, quando você tem um lead de vendas que chega até você por conta própria, é fácil para você descobrir o que eles querem. Se você tiver a ferramenta certa, poderá rastreá-los à medida que eles descem pelo seu funil de vendas. Veja as páginas que eles visitam, os e-mails que eles enviam e as conversas que eles têm com você. E você será capaz de acertar seus pontos problemáticos e, eventualmente, convertê-los em seu cliente.
Lembre-se, um lead de vendas é o primeiro passo para conseguir clientes.
O que é um lead em vendas? você deve gostar da resposta do vídeo! 🙂
Como você obtém leads em vendas?
A geração de leads é o primeiro canal que toda empresa precisa aperfeiçoar. Você tem que garantir que os leads saibam quem você é, o que você oferece e como encontrá-lo. Aqui estão alguns métodos comuns de geração de leads que funcionarão para obter leads de vendas em seu pipeline.
Mídia social
Esta é a era digital, onde todos e sua família estão nas mídias sociais. Use isso a seu favor. Você tem que desenvolver uma boa estratégia de mídia social antes de ir para a cidade. Descubra onde está o seu público-alvo. Se você está vendendo um produto de consumo, na maioria das vezes, plataformas como Facebook e Instagram serão sua melhor aposta. Mas, se você está vendendo um produto industrial, então você deve estar no LinkedIn, onde seus compradores também estariam presentes.
leads de vendas nas mídias sociais
Publique artigos ou postagens relevantes nessas plataformas para capturar a atenção de seus potenciais clientes em potencial. Certifique-se de que sua mensagem seja atraente sem nunca parecer spam.
Campanhas PPC (pague por clique)
O Google AdWords é o pão com manteiga da maioria das empresas em termos de obter mais tráfego. Você também pode executar campanhas relevantes que garantem que seu negócio fique no topo quando seus clientes em potencial pesquisam palavras-chave relevantes para você. Há muitas boas maneiras de otimizar seus anúncios para obter mais visibilidade.
Leads de vendas do Google Adwords
Não apenas o AdWords, plataformas de mídia social como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn também oferecem opções para exibir anúncios pagos. Essas plataformas são ricas em informações sobre seus leads, como sua demografia, suas qualificações educacionais e seus interesses. Eles vêm com opções de segmentação que você pode usar para criar e alcançar o público certo para o seu negócio. Não se esqueça do YouTube, que também funcionou bem para muitas empresas em termos de geração de leads.
Marketing para Mecanismos de Busca:
Escrever artigos para mecanismos de busca nunca envelhece. Faça uma lista das melhores palavras-chave que fazem sentido para o seu negócio. Então comece a escrever, o máximo que puder. Na verdade, essa pode ser a maneira mais barata de gerar leads com retornos de longo prazo.
Quando seu artigo se classifica para a palavra-chave certa, ele trará um fluxo constante de leads que visitam sua página. Apenas certifique-se de que esses artigos tenham um bom CTA no final para que você possa garantir que eles tomem alguma ação apropriada. Isso pode ser coisas como deixar uma consulta ou se inscrever para uma avaliação gratuita ou solicitar uma demonstração. Dessa forma, você poderá incentivá-los a dar o próximo passo.
Webinars ou Podcasts:
Agora, esta é uma maneira muito eficaz de gerar bons leads. Descubra os tópicos que seu público achará interessantes e fará com que as pessoas falem por você. Se você fizer certo, pode ser um verdadeiro divisor de águas para você em termos de captura de leads. Como a maioria desses webinars e podcasts exige que você se registre para eles, você pode garantir que o lead tenha que inserir seus detalhes de contato para participar. Além disso, você pode converter os podcasts ou webinars ao vivo em vídeos e, em seguida, fazer com que as pessoas se registrem para acessá-los.
Eventos de networking:
Geralmente há muitos eventos que são conduzidos por grandes órgãos em cada setor. Descubra os que são relevantes para você e participe deles. Se puder, você pode até colocar barracas nesses eventos e distribuir folhetos promocionaisou manuais educacionais para o seu negócio.
Como as pessoas que geralmente vêm a esses eventos ou encontros estão realmente procurando o tipo de produto/serviço que você fornece, isso garante que os leads que você coleta sejam relevantes.
Como você converte leads?
Ok, então você sabe o que é um lead em vendas, por que você precisa dele e como coletá-lo. O que sobrou? Não é suficiente continuar coletando-os, você precisa garantir que eles eventualmente se tornem seu cliente pagante. Porque esse é o ponto principal, certo? Vendas.
Para fazer isso direito, você precisa obter uma ferramenta que o ajude a rastrear, gerenciar, nutrir e, finalmente, converter seus leads. Idealmente, você deve investir em uma boa plataforma de execução de vendas antes de começar a capturar leads. Aqui estão apenas alguns dos recursos que você deve procurar em sua plataforma antes de fazer a compra.
- Automação de captura de leads
- Distribuição de lead
- Nutrição de leads
- Gerenciamento de leads
- Gestão de vendas
- Análise de vendas e marketing
Agora, esses recursos ajudarão você a rastrear seu lead à medida que eles percorrem o pipeline de vendas, da captura à conversão. Você pode distribuir automaticamente os leads para sua equipe de vendas com base em fatores, como geografia, interesse, produto ou apenas round-robin. Você também pode segmentá-los em listas e enviar campanhas de nutrição para garantir que você esteja no topo da mente deles.
Além disso, você também pode manter um controle sobre sua equipe enquanto eles tentam converter seus leads. Relatórios detalhados ajudam você a medir seu trabalho e descobrir o que está funcionando para você versus o que não está.
Lá vai você! Agora você sabe tudo o que há para saber sobre o que é um lead em vendas. Se você também está procurando uma boa ferramenta de execução de vendas para converter seus leads, entre em contato com nossa equipe.
FAQ Perguntas Frequentes – O que é um lead em vendas
O que é um prospect (potencial cliente) e o que é um lead em vendas, eles são os mesmos?
Um líder de vendas é alguém que entrou em contato com sua empresa, mas pode não se converter em um cliente. Considerando que, um cliente potencial é um lead que foi qualificado com a intenção de comprar e é mais propenso a se converter em um cliente
Quais são os tipos de leads de vendas?
Os leads de vendas podem ser categorizados nos seguintes tipos:
1. Leads quentes
2. Leads quentes
3. Leads frios
4. Leads Qualificados por Informações (IQL)
5. Leads Qualificados em Vendas (SQL)
6. Leads Qualificados de Marketing (MQL)
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