O que é treinamento de vendas?

Se você é da área comercial, já deve saber o que é treinamento de vendas, certo? O treinamento de vendas é basicamente um processo que tem como objetivo fornecer novas ferramentas de vendas para vendedores e ajudá-los a vender mais e melhor. Esta capacitação pode ter as mais diversas abordagens:

  • Inteligência emocional
  • Desenvolvimento do potencial humano e automotivação
  • Estabelecer metas e objetivos de forma estratégica
  • Melhoria contínua
  • Aumentar a conexão entre o vendedor e o cliente
  • Melhoria da comunicação e linguagem
  • Entre outros.

Dentre as diversas opções, você também deve escolher qual o formato e método de treinamento que mais funcionará para as necessidades do seu time:

  • Treinamento da empresa (interno)
  • Treinamento fora da empresa (externo)
  • Treinamento à distância (online)
  • Treinamento “on the job”, ou seja, inserido nas atividades diárias da equipe
  • Formato de curso, palestra ou seminário
  • Entre outros.

E como você já deve imaginar, um treinamento de vendas tem a finalidade de fazer com que a equipe tenha um desempenho e, consequentemente, aumentar o volume de vendas do negócios. E isso é possível com vendedores mais eficazes e mais motivados que se sentem apoiados por seus superiores.

Agora que você já sabe o que é um treinamento de vendas, entenda a sua importância para seu time.

Mas por que o treinamento de vendas é importante para uma empresa?

Na verdade um treinamento de vendas é essencial para atingir e manter o sucesso comercial de uma empresa ao longo do tempo. Isso porque uma vez que os conhecimentos e habilidades são adquiridos pelo vendedor, veremos resultados diretos em seu comportamento. E esta mudança automaticamente impactará positivamente nos mais diversos aspectos da empresa:

  • Nos resultados individuais e da empresa
  • Na confiança do time
  • No clima da empresa
  • No alinhamento entre o time e também demais áreas da empresa
  • Nas relações entre o cliente e a empresa
  • Na redução do turn over.
  • Na organização e gestão do tempo

E como em todas as empresas, os lucros são uma parte do investimento, para conseguir mais da força da equipe de vendas, não basta exigir, é preciso investir nisso! E os resultados serão atingidos como consequência.

Sendo assim, invista sem medo! Pesquise muito e escolha  entre os treinamentos de vendas o que é mais adequado para a realidade da sua empresa, escolha um treinador de vendas que tenha as qualidades que sua empresa necessita e conte com uma carteira de clientes adequada de acordo com cada necessidade.

 

Quais os benefícios de um treinamento de vendas?

Alinhamento entre a equipe de vendas, trabalhas as metas de forma mais eficiente, e alcançar resultados mais significativos são só alguns dos benefícios de investir em um treinamento de vendas. Confira agora o que um treinamento de vendas beneficia a empresa em 5 principais aspectos.

 

1 – Ensinar novas técnicas e novos métodos de abordar o cliente

Em geral, a grande maioria das empresas do mercado não têm o costume de ensinar de maneira clara as técnicas sobre a profissão de vendedor. Isso pode fazer com que alguns vendedores tenham mais dificuldade na hora de conduzir uma venda e até mesmo em abordar os clientes de maneira correta.

Um treinamento de vendas especializado pode trazer essas técnicas com uma metodologia compatível com as necessidades da empresa, facilitando todo o processo de vendas da equipe. Diversos assuntos podem ser considerados em um treinamento de vendas, o que é super interessante, pois você consegue adaptar este tema a realidade da empresa, como os exemplos abaixo:

  • como vencer a insegurança inicial,
  • como lidar com as respostas automáticas de clientes,
  • como adaptar uma comunicação à necessidade do cliente,
  • etc.

Além disso, este tipo de treinamento sempre traz novos estudos, técnicas e análises de comportamento do consumidor, servindo como bom material para garantir a atualização da equipe de vendas.

 

2 – Tirar dúvidas sobre o mercado atual e tendências

Alguns treinamentos de vendas podem ser totalmente focados nessa área, apresentando dicas sobre o mercado e quais serão os novos produtos que a empresa irá apresentar nos próximos meses.

Aqui o treinador de vendas deve conversar previamente com a empresa para entender em detalhes quais os principais pontos que devem ser abordados, entendendo inclusive características únicas do mercado de atuação para oferecer um treinamento ainda mais certeiro.

 

3 – Motivar para melhorar o desempenho

Os treinamentos de vendas também são ótimas oportunidades para motivar a equipe. e preparar cada um dos vendedores para vender mais e bater cada meta proposta pela empresa. Um profissional gabaritado conseguirá unir um conteúdo de qualidade, com um discurso motivacional que vai lembrar todo o time da importância de seguir os passos sugeridos da venda e conseguir melhores resultados.

De acordo com esse estudo sobre fatores motivacionais na gestão de um equipe comercial e o impacto desses fatores sobre a performance individual, o “Treinamento contínuo” aparece como o quinto fator mais importante.

infográfico treinamento de vendas

Dica de ouro: potencialize o seu treinamento de vendas escolhendo um momento estratégico para sua empresa! Por exemplo, antes das, como Natal ou Black Friday, ou antes de um determinado mês estratégico para sua empresa para segmentos B2B.

Outras dicas para motivar seu time de vendas:

  • Reunir todo o time para assistir a filmes sobre vendas, superação, liderança, etc. e discutir sobre o assunto
  • Criar uma campanha de incentivo de vendas com premiação em dinheiro ou vantagens
  • Oferecer mais reconhecimento valorizando os vendedores (às vezes, um elogio gera mais motivação que um aumento)
  • Rever as metas com gestores de vendas e vendedores, para serem atingíveis (ver a metodologia S.M.A.R.T por exemplo, ou os OKR).

 

4 – Treinar novos vendedores de um time

Um dos benefícios mais claros que os treinamentos de vendas podem trazer para sua equipe é a preparação de novos colaboradores. Muitas vezes um novo vendedor vai levar um bom tempo até entender todos os detalhes sobre o dia a dia da empresa ou os detalhes específicos do consumidor padrão.

Os treinamentos de vendas para este público podem acelerar esse processo de maneira significativa, além de servirem como uma boa oportunidade para promover a integração e a sinergia entre membros da equipe por meio de trocas de experiências e dinâmicas que ajudem a aumentar a confiança do time e entre o time.

 

5 – Conhecer novas tecnologias e ferramentas de vendas

O mundo digital como celular e redes sociais já é uma realidade para os vendedores de diferentes áreas, mas será que sua equipe sabe utilizar essa ferramenta de maneira adequada? Um treinamento de vendas focado nessas tecnologias pode representar uma melhora considerável no volume de vendas de uma equipe e também na satisfação do cliente.

Alguns exemplos do uso das tecnologias na área de vendas:

  • Como utilizar o WhatsApp para vender;
  • Como utilizar um CRM de maneira mais assertiva para vender de forma personalizadas;
  • Como fazer um atendimento omnichannel;
  • Como usar chatbots em conjunto com equipe de vendas.

Agora, bora vender ! Conseguiu entender o que é um treinamento de vendas, sua importância e gostaria dar o próximo passo? Escolha um curso que realmente vai fazer a diferença para o seu equipe comercial.

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