Atualmente a ferramenta mais falada no mundo do marketing é o famoso Inbound Marketing, que tem se fortalecido cada vez mais por gerar resultados mais eficazes, por um menor custo, trazendo leads qualificados no processo de venda.

Porém em meio a este cenário, uma outra estratégia de marketing, considerada ultrapassada por muitos profissionais da área, mas que nunca é extinta e ainda é utilizada por muitas empresas. Chamada Outbound Marketing, antes de nos aprofundar nele, precisamos ter em mente o que ele significa e o quanto pode ser útil utilizar essa ferramenta nas vendas.

Ao contrário do Inbound Marketing, o Outbound Marketing utiliza a forma mais tradicional na etapa de prospecção. Onde a marca é mais ativa e está sempre em busca de novos leads, já no Inbound a marca cria conteúdos relevantes que atraiam seu público alvo. Resumindo o Outbound marketing vai atrás dos seus leads.

Como utilizar o Outbound?

A estratégia Outbound Marketing, é mais utilizada em dois tipos de vendas, que falaremos a seguir.

– Empresas B2B com ticket alto/ciclo de vendas longo: Esse tipo de venda exige um maior relacionamento com os seus target, buscando compreender suas necessidades apresentando soluções. Por outro lado exige um custo para manter uma equipe de Prospecção ativa, porém é convertido em um aumento na conversão. Um ponto muito importante e diferencial nesse tipo de venda, é a possibilidade de um mix com a estratégia de Inbound Marketing.

– Empresas B2C com ticket baixo/rápido ciclo de vendas: Neste tipo de venda, o foco está no alcance de maior número de prospects, com o objetivo de fazer com que a marca fique fixada na cabeça e lembrada no momento da compra.

Entre esses dois tipos de vendas, o tipo mais utilizado e indicado a utilizar o Outbound Marketing, é as vendas em modelo B2B. Onde sendo trabalhada da forma correta e bem estruturada, acarretará em bons resultados para a empresa.

 

Etapas do Outbound

O Outbound Marketing, inicia a partir de uma pesquisa do possível comprador, se dá através de um e-mail ou ligação, varia muito do tipo de cliente ou do ramo que você está atuando. É nessa etapa que se tem o primeiro contato com o target, identificando suas principais carências. Esse processo pode se tornar longo dependendo do mercado que está trabalhando, mas é preciso ter paciência e saber lidar com situações negativas que podem surgir ao decorrer do processo.

Se esta etapa for bem planejada, poderá gerar bons resultados futuramente.

Basicamente as etapas do Outbound Marketing, se dá com Pesquisa, Prospecção, Nutrição com Contato Humano, Apresentação, Negociação, Fechamento da Venda.

 

Quando Utilizar o Outbound

Tempo para obter ROI (Retorno sobre Investimento)

Como foi dito neste artigo, a estratégia de Outbound Marketing, dependendo da situação pode levar um tempo para a concretização da venda. Através disso, grandes investimentos são realizados e podem levar um certo tempo para obter retorno desses investimentos.

Através disso, para a empresa começar a utilizar esse tipo de estratégia, se deve ter em mente desse tempo para retorno dos investimentos realizados e ela precisa estar preparada para isso.

Grandes Investimentos

Sabemos que além do tempo que necessita, o fator principal do Outbound é os investimentos, porém precisa se ter em mente do que precisa ser investido e o quanto precisa para investir.

É nessa hora que você precisa sentar e colocar na ponta do lápis para avaliar se a sua empresa está apto ou não a adquirir essa estratégia para vendas.

 

Esperamos ter ajudado a conhecer mais sobre a estratégia Outbound, lembre-se que para utilizar essa estratégia, necessita de um gerenciamento bem estruturado na equipe de vendas. Para isso a Agrega Vendas oferece um serviço de assessoria nas vendas, clique aqui e entre em contato com a gente e conte o seu problema, que estaremos dispostos a solucionar. ­Ótimas Vendas!