Quando falamos de Prospecção de cliente, precisamos entender que ela é uma ciência, onde as estratégias precisam ser testadas e aprimoradas conforme a necessidade de cada mercado.

Na prática, a prospecção de clientes busca novos potenciais compradores de soluções que a sua empresa oferece. Ela é considerada como uma das etapas mais importantes no processo de vendas, por conta disso deve-se atentar na forma que ela está sendo desenvolvida, pois se estiver sendo de forma incorreta, acarretará em fracasso nas suas vendas.

Pensamos nisso, decidimos compartilhar aqui algumas etapas no processo de Prospecção que te ajudarão a melhorar suas vendas, pois tornará sua Prospecção de clientes mais eficientes.

Prospecção Ativa e Passiva.

Existem duas formas de Prospecção que podem ser realizadas, mas cada uma deve ser trabalhada de acordo com as estratégias e objetivos definidos.

Na Prospecção ativa, a empresa vai atrás do cliente, já na Passiva a empresa utiliza estratégias e ferramentas, que irão atrair os potenciais compradores a procurarem os produtos ou serviços ofertados pela empresa.

A utilização de um blog que está em alta no momento, como objetivo de divulgar a sua empresa e seus serviços, é uma forma passiva de prospectar, que vem gerando grandes resultados se for trabalhada de forma correta. No blog é feito conteúdo de acordo com o mercado do seu potencial cliente, na forma que o atraia e identifique suas necessidades e que entenda que você é a solução dele. O conhecido Inbound Marketing que vem crescendo muito e ganhando novas estratégias.

A elaboração de uma lista de leads, baseada em um banco de dados, é uma forma muito praticada na Prospecção ativa.

Baseado nisso, as duas formas de prospecção são eficientes, mas devem ser regularmente acompanhadas e realizar alterações com base nas estratégias definidas.

Estratégias para Prospectar Clientes.

A elaboração de uma estratégia na hora da Prospecção de Cliente, deve ser feita conforme o perfil do comprador que deseja alcançar e o mercado de atuação desse comprador.

Dentro da Prospecção, existe algumas etapas que se forem seguidas corretamente, trará um grande resultado nas vendas.

Fazer um Levantamento de uma Buyer Persona.

Antes de começar a procura por possíveis compradores, é muito importante fazer um levantamento de uma Buyer Persona. Que se trata de pessoas ou empresas que se adequam com o que você está oferendo.

Uma forma de fazer esse levantamento, é fazer uma análise dos concorrentes dos seus próprios clientes que você já trabalha, fazendo pesquisas com público, até chegar ao perfil final do seu buyer Persona.

Elaboração de uma Matriz Potencial de Qualificação.

Após ter feito o levantamento de um Buyer Persona, chegou a hora que elaborar uma matriz, que qualifica e potencializa seus possíveis compradores. De acordo com seus potenciais de negócio.

Algo importante nessa etapa que favorece a Prospecção, é criar subjeções que podem prejudicar o andamento das negociações. É essencial se atentar nesse processo.

Desenvolva um Funil de Vendas

Depois de feito todas etapas anteriores, é o momento que desenvolver um funil de Vendas. Onde é o processo que leva o lead até se tornar cliente adquirindo o produto ou serviço.

O funil de Vendas é o método usado para controlar as etapas do processo de venda. Para isso, é muito importe se ter em mente algo usado na publicidade e Marketing, chamado Modelo AIDA. Suas siglas se referem a ATENÇÃO, INTERESSE, DESEJO e AÇÃO. São essas etapas que levam a adquirir determinado produto ou serviço.

A partir dessa etapa, começam a ser feito os contatos com os Leads, estreitando os relacionamentos e se assegurando que todos terão a atenção devida.

O Agrega Vendas, trabalha com assessoria utilizando esse método de potencialização das vendas, desde a Prospecção ao contato com o cliente. Clique aqui e entre em contato com a gente e tire suas dúvidas!.